ANTÔNIO RODRIGUES MAGALHÃES E QUITÉRIA MARQUES DE JESUS (7º AVÓS)

DO CASAMENTO DE ANTÔNIO RODRIGUES MAGALHÃES COM QUITÉRIA MARQUES DE JESUS

Brasão da Família Magalhães

1. Tereza Maria de Jesus, nasceu no Siupé em 1739 e foi batizada, em 6 de janeiro de 1740, no mesmo Siupé, pelo padre Francisco Antunes Pereira. Seus padrinhos foram a avó Apolônia e o tio, José Marques da Costa. Casou-se, a primeira vez, com Francisco de Castro e Silva, que faleceu em Fortaleza, preso na cadeia do forte. Realizou segundo casamento com Antônio Ribeiro Lima e faleceu em 8 de junho de 1770.

2. Anna Maria da Conceição, nasceu em 1741, em dia e mês que não se poderá mais precisar. Ana Maria casou-se com o português Vicente Lopes Freire e foram os avós de outra Anna Maria da Conceição, casada com Antônio José de Miranda.

3. Antônio Matias Magalhães, nasceu em 1742 e casou-se, em 1766, com sua prima Teresa de Oliveira, filha de João Pinto de Mesquita e Teresa de Oliveira.

4. Francisca Xavier de Oliveira, nasceu no ano de 1744. Casou-se com João Gonçalves Ferreira.

5. Manoel Rodrigues Magalhães, casou-se em 13 de julho de 1763, com Jacinta Tavares de Freitas. Residia na fazenda Retiro. Faleceu no dia 21 de fevereiro de 1805. Foi sepultado na capela de Santa Quitéria.

6. INÁCIA MARIA DO NASCIMENTO, nasceu em 1748.

7. Isabel Maria de Jesus, nasceu em 1750. Casou-se em 1765, com Antônio Rodrigues Inácio. Faleceu em 23 de maio de 1789.

8. Bárbara Maria de Jesus, nasceu na Caiçara em 1751. casou-se em 9 de dezembro de 1766, com Antônio José Marinho. Faleceu em 28 de julho de 1798, já viúva. (VICENTE MIRANDA, 2001, TRÊS SÉCULOS DE CAMINHADA, TERESINA/PI, CAPÍTULO XIX, págs. 357 a 60).

INÁCIA MARIA DO NASCIMENTO, filha do capitão Antônio Rodrigues Magalhães e Quitéria Marques de Jesus, casou-se com ANTÔNIO DO ESPÍRITO SANTO DE OLIVEIRA BARCELOS, a 17 de novembro de 1763, filho legítimo de João de Oliveira Barcellos natural da cidade de Ponta Delgada, Bispado de Ilha Terceira, e de Rosa Maria de Barcellos, natural de Recife de Pernambuco com Ignácia Maria do Nascimento, filha legítima de Antônio Rodrigues Magalhães natural do Rio Grande do Norte e de Quitéria Marques de Jesus natural da Villa de Fortaleza. (VICENTE MIRANDA, 2001, TRÊS SÉCULOS DE CAMINHADA, TERESINA/PI, CAPÍTULO XXI, Pág. 369).

Antônio e Inácia residiram na Caiçara até 1780, ano em que a família se transferiu para Vila Viçosa, onde exerceria ele o cargo de escrivão da Câmara, atividade que desempenhou até a sua morte. (VICENTE MIRANDA, 2001, TRÊS SÉCULOS DE CAMINHADA, TERESINA/PI, CAPÍTULO XXI, Pág. 370).

Chegando em Vila Viçosa, naquele tempo ainda habitada por uma comunidade predominantemente indígena, o casal passou a exercer um relevante papel social documentado nos inúmeros registros de batismo e casamento em que figuram com padrinhos e testemunhas. Residiam onde hoje está situada a Praça General Tibúrcio.

Os filhos homens crescidos. Antônio procurou encaminhá-los para a atividade mais rentável da época – criar gado. Desfazendo-se das propriedades que herdara do sogro, na Ribeira do Acaraú, adquiriu outras no fértil Vale do Lambedouro. Usando da influência de que dispunha, tratou de conseguir cargos e títulos para os filhos. Deixando a família bem estruturada, faleceu em 1799 e foi sepultado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

Inácia, viúva, continuou morando na sede da vila zelando pelo núcleo em torno do qual cuidava de manter a estrutura familiar. Quando se sentia ameaçada pela turbulência indígena, em suas frequentes desavenças tribais, era transportada em uma liteira para fazenda jenipapo, de seu filho Antônio o “Velho Comandante”. Certa vez em que o conflito aconteceu sem aviso prévio, no alvoroço que se sucedeu, desceu as ladeiras a pé.

Extremamente preocupada com a família, Inácia chegava mesmo a interferir para que um ou outro casamento não se realizasse com quem ela não gostasse. Mesmo assim, não conseguiu evitar que o filho Antônio vivesse amancebado com a índia Feliciana e, tampouco evitar o amor proibido de sua filha Rosa com o padre José Sancho Lelou.

Faleceu em 1827, sendo sepultada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa, deixando uma velha caderneta com os dados de sua família.

Do casamento de Antônio e Inácia nasceram seis filhos, quatro homens e duas mulheres, todos na Caiçara, porque quando o casal se transferiu para Viçosa já os levava todos.

  1. Tereza do Espírito Santo Magalhães, nascida a 2 de janeiro de 1768. casou-se na Vila de Sobral em 1788, com Felipe Benício Fontenelle, filho de Jean Fontenelle e Umbelina Maria de Jesus, nascido a 23 de agosto de 1767, dia de São Felipe. Tiveram 14 filhos.                                                                                    
  2. ANTÔNIO DO ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES (VICENTE MIRANDA, 2001, TRÊS SÉCULOS DE CAMINHADA, TERESINA/PI, CAPÍTULO XXI, pág. 370).

Nascido em 1769. Foi tenente, capitão (nomeado em 3 de fevereiro de 1796) e sargento-mor Comandante do Corpo de Cavalaria de Ordenança de Brancos de Villa Viçosa, através da Carta Patente assinada por Dona Maria I, Rainha de Portugal, em 27 de agosto de 1797, e juramento prestado em 24 de fevereiro do ano seguinte. (VICENTE MIRANDA, 2001, TRÊS SÉCULOS DE CAMINHADA, TERESINA/PI, CAPÍTULO XXI, pág. 373).

“Registro da Patente do Sargento Mor de Ordenança de brancos de Vila Viçosa passada a ANTÔNIO DO ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES.

“Dom Tomaz de Melo de Conselho e de S. Magestade Fidelissima Carvalho da Sagrada Religião de Malta, Chefe da Esquadra da Armada Real, Governador Capitão General de Pernambuco, Paraíba e mais Capitanias anexas.

Faço saber que esta Carta Patente virou, que havendo respeito ao Capitão ANTÔNIO DO ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES me ser preposto pelo Capitão Mor Governador da Capitania do Ceará, por igualmente lhe ter proposto dela Governador a Câmara de Vila Viçosa Real da mesma Capitania para exercer o posto de Sargento Mor de Ordenança do Corpo de Brancos que se acha vago por falecimento de LUIZ DE AMORIM BARROS que o exercia, e por esperar dela que nas obrigações da dita pasta se acha, averá muito com o dele a desconfiança que da sua pessoa faço.

Hei por bem na conformidade de 20 do Regimento deste Governo nomear por ato nomeio ao dito ANTÔNIO D ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES no posto de SARGENTO MOR COMANDANTE DO CORPO DE CAVALARIA DE ORDENANÇA DE BRANCOS DE VILLA VIÇOSA REAL da Capitania do Ceará, que vagou pelo falecimento de LUIZ DE AMORIM BARROS, que exercia, com o qual posto não haverá soldo algum mas dosam de todas as honras, graças, franquezas, liberdades, privilégios, isenções que em razão dele lhe pertenceram digo isenções de que gozam os Sargentos Mores das Tropas, pagar na forma que declara a Carta Régia de 22 de Março de 1766, não obstante o Decreto de 1706 que ao contrario dispõe será obrigado a requerer a S. Magestade pelo Tribunal do Conselho Ultramarino a Confirmação desta Patente dentro de deis anos contados da data desta, a não apresentando e, dentro do referido tempo ou certidão de haver entregado esta Patente na Secretaria do dito conselho se lhe dará baixa no Posto na forma que determina a real Ordem de 28/05/1795. Pelo que ordeno ao Capitão Mor Governador da Capitania do Ceará por tal reconheço, houve a estima dele confiança a que faça juramento de estilo de que se fará assento nas costas destas, e aos oficiais soldados do dito Corpo seus subordinados, que lhe obedeção em pronto as suas ordens relativas ao serviço.

Confirmo de que lhe mandei passar a presente por mim assinada e assinalada com o sinete de minhas Armas, que se registrada na Secretaria deste Governo Ouvidoria do Ceará e Câmara respectiva a onde se lhe assentara praça na forma do estilo dado no Recife de Pernambuco aos sete de dezembro – José Fernandes Quintella, Oficial Maior da Secretaria do Governo a fez e escrevi Dom Tomaz de Melo. Estava o selo.

Dom Antônio Pio de Lucena castro – Secretário do Governo.

Carta Patente de S. Ex. em nomeiar o Capitão ANTÔNIO DO ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES no Posto de Sargento Mor Comandante do Corpo de Cavalaria ORDENANÇA de Branco de VILA VIÇOSA REAL da Capitania do Ceará, em que vagou por falecimento de LUIZ AMORIM BARROS que o exercia, pelo respeito nela declarados. Para V. Ex ver. Cumpra-se e Reg. Vila Viçosa e N. Sa. D Assunção em 24/2/1798.

Estava a rubrica de Ilmo Snr Capitão Mor Governador desta Capitania do Ceará Luís da Mota fez Torres. Reg. f1131 Liv 31 de registro de Patentes do Governo nesta Secretaria de Pernambuco.

Recife, 7-12/1797.

Reg. a 24/2/1898 – Fortaleza, J. Farias.” (Cópia datilografada de Carta Patente de Antônio do Espírito Santo Magalhães, pertencente ao Instituto Literário Viçosense – ILV).

ANTÔNIO vivia maritalmente com a índia Feliciana Reis da Conceição, “a corredeira”, que pegara em corrida pelas lombadas da serra, conforme já citado. Quando casou com Feliciana já haviam nascido os filhos:

2.1. VICENTE DO ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES

2.2. João Crisóstomo de Oliveira

2.3. Teresa

2.4. Mariana

FELICIANA REIS DA CONCEIÇÃO faleceu em 1805 e ANTÔNIO DO ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES, o “Velho Comandante”, casou-se com Inocência Francisca Xavier, filha do finado padre Bonifácio Manoel Antônio Lelou com D. Paula Rodrigues de Sousa. Desse segundo casamento do “Velho Comandante” nasceram oito filhos, conforme consta do inventário de Inocência, falecida em 18 de março de 1835.

2.5. Bonifácio do Espírito Santo Magalhães, casou-se com sua prima Ana Maria do Espírito Santo, filha de Paulo Fontenele e Maria Rosa Xavier.

2.6. Julião do Espírito Santo Magalhães, casado com Cosma Damiana do Espírito Santo, filha de José da Cunha Araújo (da Corredeira), avô materno de José Carneiro da Cunha Mapurunga.

2.7. Simão do Espírito Santo Magalhães, casado com Theodora Maria de Jesus Magalhães.

2.8. Luiz Estevão Porto Magalhães, casou-se com Maria Vicência do Nascimento.

2.9. Pedro Paulo do Espírito Santo Magalhães, solteiro na época do inventário da mãe e com 18 anos de idade. Casou-se, depois, com Roberta Fontenele, filha de Paulo Fontenele.

2.10. Maurícia do Espírito Santo Magalhães, nascido em 1823. casou-se com João Carneiro da Silva, filho de Maria Carneiro.

2.11. Maria Bernabé do Espírito Santo Magalhães, conhecida como “Marica de Santa Cruz”, casou-se com José Carneiro Araújo, filho de José Carneiro da Cunha da Corredeira.

2.12. Felisbela do Espirito Santo Magalhães, casou-se com seu primo legítimo João Silvério Fontenele, filho de Felipe Benício Fontenele e Teresa do Espírito Santo Magalhães, esta irmã de seu pai. (VICENTE MIRANDA, 2001, TRÊS SÉCULOS DE CAMINHADA, TERESINA/PI, CAPÍTULO XXI, págs. 375-376, 381 a 384).

Vicente do Espírito Santo Magalhães, chamado de “Novo Comandante”, foi o mentor e fundador da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Vila Viçosa Real, hoje Viçosa do Ceará. 

Foi tenente coronel da Guarda Nacional, nomeado por Portaria de 23 de março de 1849 pelo então presidente da província, Fausto Augusto Aguiar, tendo prestado juramento em 07 de abril de 1849. Era conhecido como o “Pai da Serra” face aos relevantes serviços prestados à comunidade ibiapabana e ao prestígio de que desfrutava em toda a região.

Nascido em Viçosa do Ceará em 01 de janeiro de 1802, filho do sargento-mor, Comandante do Corpo de Cavalaria de Ordenanças de Brancos de Vila Viçosa Real, Antônio Espírito Santo Magalhães, o velho comandante, nascido em 1769 e de Feliciana dos Reis, índia tabajara (índia Corredeira).

 Casou-se caos 26 anos com Maria Cassiana Fontenele, conhecida na intimidade por Manquinha, filha de João Damasceno Fontenele (sexto filho de Jean Fontenelle e Umbelina) e Francisca dos Santos Reis, filha legítima de Antônio Vaz dos Santos e de Clara Maria de Jesus. Teve nove filhos homens e cinco mulheres:

1. Antônio Timóteo Magalhães (Irmão do Santíssimo), nascido em Viçosa no dia 24 de janeiro de 1830, casado com Zeferina Lopes Freire, irmã de Augusto, Lúcio e José Lopes.

2. Florindo do Espírito Santo Magalhães (Irmão do Santíssimo), nascido em 12 de março de 1831, casado com Maria de Arruda. Filhos desta união:

2.1. Madalena;

2.2. José Paulo;

2.3. Maria Florinda.

3. Feliciana do Espírito Santo Magalhães, nascida em 09 de fevereiro de 1833, casada com Lourenço Francisco Xavier, da localidade Imbueira. Filhos desta união:

3.1.1. José Emetério Xavier, nascido em 03 de março de 1874 e falecido em 16 de maio de 1928.

3.1.2. Domingos Xavier.

4. João Crisóstomo Magalhães, nascido em 23 de outubro de 1834, casado com Marcolina.

5. Francisco Marques Magalhães, nascido em 07 de outubro de 1836, casado com Maria do Espírito Santo Magalhães, sua prima legítima, filha de Bonifácio do Espírito Santo Magalhães e de Ana Maria do Espírito Santo Magalhães (filha de Paulo Fontenele e Rosa Maria). Filhos desta união:

5.1. Janoca;

5.2. Mundinha;

5.3. Maria casada com José Leocádio.

6. Felisbela Magalhães (Belinha), nascida em 08 de julho de 1838, casada com Antônio de Arruda.

7. José dos Santos Magalhães nascido em 26 de janeiro de 1840, casado com Umbelina Fontenele (conhecida como tia Belinha do Careta), filha do José Joaquim Fontenele e Cândida Maria de Jesus Fontenele.

8. Paula do Espírito Santo Magalhães nascida em 03 de junho de 1841 casada com Paulo Geraldo Fontenele Magalhães (filho de Bonifácio do Espírito Santo Magalhães e de Ana Maria do Espírito Santo Fontenele).

9. Vicente do Espírito Santo Magalhães Filho, Irmão do Santíssimo, nascido em 09 de outubro de 1842, casado com Maria Magalhães, neta de José dos Santos Oliveira Barcelos e em segunda núpcias com Filomena, filha de Joana dos Santos que por sua vez era filha de Julião do Espírito Santo.

Foram os pais de:

9.1. Bárbara Maria das Mercês

9.2. Maria Porfírio Magalhães, casou-se com Francisco Ribeiro Magalhães.

9.3. ANTÔNIO VICENTE MAGALHÃES

10. Pedro do Espírito Santo Magalhães, Irmão do Santíssimo, nascido em 29 de junho de 1844, casado com Laura Paulino.

11. Domingos Braga Magalhães nascido em 31 de março de 1846 casado com Josefa Carneiro da Frota. Desta união tiveram dez filhos.

12. Maria Jerônima Magalhães nascida em 31 de março de 1847, falecida em 29 de outubro de 1937, casada com Sérgio F. Rodrigues da Cunha.

13. CÂNDIDO DO ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES, nascido em 03 de outubro de 1849 e falecido em 12 de agosto de 1920, Casado a primeira vez com Maria Florinda de Arruda Magalhães, falecida em 13 de maio de 1882. Em segunda núpcias com Maria José Moreira Magalhães, nascida em 13 de agosto de 1862 e falecida em 04 de março de 1930, filha de Inocência Magalhães Moreira.

14. Ernestina Magalhães nascida em 19 de julho de 1852 e falecida em 10 de setembro de 1917.

15. Firmino do Espírito Santo Magalhães nascido em 25 de setembro de 1853 casado em primeira núpcias com Maria da Penha e posteriormente com Umbelina.

Vicente do Espírito Santo Magalhães foi chefe do Partido Conservador e Comendador da “Ordem da Rosa”, juiz de Vila Viçosa Real em 22 de julho de 1853 a 29 de julho de 1853, 1 de fevereiro de 1862 a 5 de março de 1862; 21 de abril de 1863 a 22 de abri de 1863; 20 de maio de 1863 a 1 de junho de 1863; 23 de maio de 1864 a abril de 1865; 10 de julho de 1871 a 24 de julho de 1871.

Exerceu todos os cargos de eleição e nomeação em Vila Viçosa Real. Faleceu no Sítio Careta em 23 de janeiro de 1887, aos 85 anos de idade.

“O Sr. Ten. Cel. Magalhães é estabelecido aqui perto e uma das pessoas respeitáveis deste lugar”.

“Agora tive ocasião de conversar com o Ten. Cel. Magalhães sobre o incêndio da igreja e sobre a reedificação do corpo dela. Estava a igreja muito arruinada. Tinha-se-lhe já posto teto de palha, pela ruína do madeiramento do telhado, cuja telha se arreou. Ameaçava ruir e o padre vigário parecia indiferente a isso, a sua escusa era não haver dinheiro (e a este respeito me referiu o Sr. Magalhães misérias). Nem ao menos procurava excitar a piedade dos figurões para acudirem à ruina do templo; O Sr. Magalhães foi quem tomou a peito a fazer a obra que era já arrasar a obra antiga e reconstruir. 

 Quantas objeções lhe foi preciso destruir da parte do pastor! E que objeções! Solvidas apareciam outras. Da parte do vigário só inércia, nem um auxílio, não há dinheiro! Era grande a dificuldade, no instante o patrimônio da Igreja é uma excelente fazenda de criação, e nem ao menos fornecia bois para conduzir materiais, era preciso que o Sr. Magalhães andasse de porta em porta pedindo a quem tinha gado, ou servindo-se dos seus. Não há cal! Diziam o vigário. Coo Senhor vigário! Eu vou fazer cal. E a fez, e para achar que o auxiliasse na condição dela saía com a imagem da senhora em procissão acompanhando os condutores! 

O vigário espriguiçava-se em sua rede, ou se entregava à… Quanto é isto modificante! E quanto me custam estas reflexões! Pois ele é obsequioso, e nos tem tratado muito bem. Enfim chegou a obra até acima dos arcos, e parou, mandou-lhe pôr teto de palha, que foi incendiado em 1860 por um foguete; foi necessário nova campanha, para se vencer a inércia do padre.

Todo mundo estava pronto a prestar-se doar serviços e dinheiros, mas nem assim! Corre uma loteria também em favor da obra; estava o dinheiro na capital e não havia quem o fosse buscar, lá foi o ten. cel. e trouxe o dinheiro! sai todos os dias de manhã do seu sítio e vem ver o serviço pede e roga a todo mundo auxílio, e o vigário inerte, resistindo!

Foi arrasado o antigo templo há 6 para 7 annos; foi queimado o teto de palha do vigário há 3 annos, o corpo da igreja está coberto, agora falta resisti-lo e decorá-lo, o vigário quer caiar a pintura antiga, porque diz ele que escurece o templo! Pedi-lhe ue não fizesse tal, não sei o que fará.”

Fonte: Diário de Viagem – Francisco Freire Alemão.

Casou-se com Sebastiana Isabel Fontenele, filha de João Gualberto Fontenele e Margarida Maria e neta de Antônio Vaz Fontenele e Inácia Clara Fontenele.  Ela descende do terceiro filho de Jean Pierre, o senhor Guilherme Fontenelle. Da união de Antônio Vicente Magalhães e Sebastiana Isabel Fontenele, nasceram:

  1. João Damasceno Magalhães
  2. Francisca Magalhães – (Quinquinha);
  3. Maria Magalhães – (Bau). (BARRETO, 2012, págs. 580, 581).

Maria Magalhães

Jazigo da Família de Antônio Vicente Magalhães e Sebastiana Isabel Fontenele na cidade de Granja/CE

Todos faleceram inuptos, residiam na cidade de Granja/CE, na Rua 7 de Setembro e os seus restos mortais se encontram no Cemitério São João, construído em 1877, localizado em uma colina chamado “Alto do Cemitério”, a oeste de Granja.

Irmãos de Sebastiana Isabel Fontenele:

9.3.1. Antônio Gualberto Fontenele;

9.3.2. José Gualberto Fontenele;

9.3.3. Esmerino Gualberto Fontenele;

9.3.4. Maria;

9.3.5. Porfírio;

9.3.6. Ana Rosa;

9.3.7. Umbelina.                                                                                     

9.4. Felisbela da Conceição Magalhães, casou-se com Antônio Bertoldo Nogueira;

9.5. América do Espírito Santo Magalhães, casou-se com José Romão Magalhães, residentes em Camocim;

9.6. Pedro Gaudêncio Magalhães;

9.7. Inês Inácia Magalhães casou-se com Ercisino Carneiro Mapurunga, filho de José Carneiro Mapurunga e Maria Joaquina do Rosário.

9.8. Vicentina Theodorica Magalhães;

9.9. Florência F. Magalhães casada com José Paulo Fontenele Magalhães;

9.10. Francisca das Chagas Magalhães casou-se com Francisco Gonçalves Magalhães.

9.11. Idalina Magalhães, casou-se com Destrino Carneiro Passos com quem teve uma única filha, chamada Maria Idalina Passos.

  1. Maria Jerônima
  2. Felisbela
  3. Paula Feliciana
  4. Ernestina (VICENTE MIRANDA, 2001, TRÊS SÉCULOS DE CAMINHADA, TERESINA/PI, CAPÍTULO XXI, pág. 376).

Cândido do Espírito Santo Magalhães

Maria José Moreira Magalhães

O Coronel Cândido do Espírito Santo Magalhães nasceu em Viçosa do Ceará, em 03 de outubro de 1849 e casou-se duas vezes. A primeira com Maria Florinda de Arruda Magalhães, filha do seu irmão Florindo do Espírito Santo Magalhães e a segunda com Maria José Moreira Magalhães (dona Cazuza), nascida em 13 de agosto de 1862, natural de Parnaíba, Piauí. Mulher de grande influência na família por sua autoridade e liderança. Faleceu no dia 12 de agosto de 1920 em Viçosa com 71 anos e Maria José Magalhães em 04 de março de 1930, com 67 anos de idade. Eis os seguintes filhos.

Nota de falecimento de Maria José Magalhães

“A morte, na sua faina devastadora e cruel, ceifou, às primeiras horas da noite de segunda-feira última, a vida preciosa da estimada e venerada senhora  dona MARIA JOSÉ MAGALHÃES, viúva do nosso saudoso conterrâneo Cel. CÂNDIDO DO ESPÍRITO SANTO MAGALHÃES, que por longos anos exerceu a chefia do Partido Conservador local, privando, assim, a nossa sociedade do convívio dessa respeitável matrona, que soube ser na terra um modelo de virtudes, esposa dedicada e mãe carinhosa. DNA CAZUZA, por cujo nome era conhecida na intimidade, faleceu na idade de 67 anos, após longos e cruciantes padecimentos, sendo a sua morte bastante sentida nesta cidade, onde gosava de geral estima. O seu enterro realizou-se na manhã do dia seguinte, havendo grande acompanhamento. A saudosa extincta que pertencia a uma das mais distinctas e tradicionaes familias desta terra, deixou numerosa prole, constituída de dez filhos e muitos netos.” (JORNAL DE VIÇOSA, 9/03/1930, N. 32).

Do 1o matrimônio:

  1. Arcelino de Arruda Magalhães, nascido em 15 de agosto de 1879, saiu para o Amazonas em 27 de setembro de 1902;                                                      
  2. Maria de Arruda Magalhães (Maroca), nascida em 16 de janeiro de 1881, casada com José Inácio Xavier. Desta união nasceram:

2.1. Francisco (14 de Janeiro de 1900);

2.2. Maria (02 de Agosto de 1901);

2.3. Raimundo (30 de Janeiro de 1904), também residente no Amazonas.

  1. Maria Florinda Magalhães, nascida em 08 de maio de 1832, casada com José da Cunha.

Do 2o matrimônio:

  1.  JOÃO PORPHÍRIO MAGALHÃES era natural de Viçosa do Ceará, nascido em 16/02/1884, primeiro filho do casal Cel. Candido do Espírito Santo Magalhães (2º matrimônio) e de Dona Maria José Moreira Magalhães (D. Cazuza). Ainda muito jovem deslocou-se para Belém do Pará, onde estudou no Liceu Paraense, onde fez o colegial. JOÃO PORPHÍRIO MAGALHÃES faleceu em Fortaleza, em 19/06/1978.

    Em 1908 retorna a sua terra natal para casar-se com FRANCISCA FONTENELLE DE VASCONCELOS, filha de José Correia de Vasconcelos e Cândida Fontenelle Vasconcelos, passou a adotar o nome de casada, Francisca Vasconcelos Magalhães.

    Francisca Vasconcelos Magalhães nasceu em Viçosa do Ceará em 26/07/1893 e casou-se com 15 anos, em 21/11/1908. O casal teve 14 filhos.  Francisca (Dona Chiquinha) faleceu em Fortaleza, em 27/09/1975.

    Descendência do casal          

    1. ­MOZART VASCONCELOS MAGALHÃES, natural de Viçosa, nasceu a 14/09/1909, terça-feira. Tiveram por padrinhos os seus avôs paternos, Cel. Cândido do Espírito Santo Magalhães e D. Maria. José Moreira. Faleceu no dia 06/06/1913, às 12h, numa sexta-feira, com 3 anos;
    2. FRANCISCO IRAPUAN MAGALHÃES, nascido a 28/02/1911, às 23h, numa terça-feira, no Burgo de Santa Rita do   Caranã, no Estado do Pará (circunscrição de Anhangá, estrada de ferro de Bragança). Tiveram por padrinhos os seus avôs maternos, Jose Correia de Vasconcelos e Cândida Fantenelle Vasconcelos. Casou-se no dia 30/12/1939, na igreja de Nossa Senhora das Vitórias, em Viçosa, com IRINÉIA PARENTE DE PINHO PESSOA, natural de Viçosa, fi­lha de Salustiano de Pinho Pessoa e de Irinéa Parente de Pinho Pessoa (Dona Néa). Não teve descendentes. Irapuan formou-se, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, no dia 08/12/1948, promotor em Fortaleza; Faleceu em Fortaleza, em 09/11/1987.3
    3. DÁRIO MAGALHÃES, nascido em 11/06/1912, às 07h, numa terça-feira, no Burgo de Santa Rita do Caranã, estado do Pará. Teve por padrinhos seu bisavô materno, Cel. José Joaquim Fontenelle Sobrinho e sua segunda esposa, Ana Evarista Fontenelle. Casou-se em Parnaíba-PI, em 16/01/1936, com Alice Sampaio, filha de Anísio Sampaio e de Matilde Sampaio. Faleceu no Rio de Janeiro, em 05/07/1989.

    São filhos do casal:

    3.1.1. Sonia Marise, nascida em 16/01/1937, casou-se com Otávio Bezerra. Filhos:

    3.1.2. Suyan, nascida em 28/09/1958 em Belém – PA;

    3.1.3. Otávio José, nascido em Belém do Pará, em 20/11/1960, falecido;

    3.1.4. Andréa, nascida em Belém do Pará, em 14/06/1964.  

    3.2. Fernando Wilson, nascido em 06/041938, casou-se com Aniete, filhos: Ana Carla, nascida em outubro 1968; Antônio Marcos, nascido em 24/12/1970; Ricardo.

    3.3. Claudete Lúcia, nascida em 10/02/1940, casou-se com Ângelo de Zanchi, italiano, filhas: Giuliana, nascida em 06/11/66 e Virginia, nascida em 26/08/1970, ambas de Belo Horizonte – MG

    3.4. Maria Alice, nascida em 01/03/1944, casou-se com Roberto de Abreu Ferraz, filhos: Daniela e Eduardo, nascido em 11/11/70.

    3.5. Lena Vane, nascida em 07/07/1945, casou-se com João Paulo, ambos falecidos. Filhos: Luciana, nascida em 05/02/1970; Felipe, nascido em 21/08/1973 e Jorge, nascido em 26/05/1980, todos de Belo Horizonte MG.

    3.6. Regina Célia, nascida em 30/04/1947, casou-se com João Gilberto, filhos: Joana e Leonardo, nascidos em Belo Horizonte-MG.

    3.7. Dário Filho, nascido em 27/12/1953, casou-se com Maria do Socorro, filhos: Dário Neto, nascido em 02/09/1986 e Danilo, ambos de Belém do Pará. 

    1. GEORGE VASCONCELOS MAGALHÃES, nascido em Viçosa do Ceará, em 18/02/1914, numa quarta-feira. Teve por padrinhos, Raimundo José Fontenelle e sua filha Marcela Fontenelle. Casou-se em 11/07/1939, em Fortaleza, com Maria Filomena da Silveira Fontenele (Marizinha), filha de Francisco Fontenele (irmão de sua avó materna) e de Benilda da Silveira Fontenele. Marizinha, como é conhecida, é natural de Sobral-CE.  George faleceu em Fortaleza, em 10/04/1982.                                                                                                                                                                                                      São filhos do casal:

      4.1. Vânia Maria, nascida em 25/05/1943, em Fortaleza-CE. Casou-se com Ilton Bento Rodrigues, natural de Araxá, MG, em 25/01/1974 na Igreja de São Domingos, naquela cidade. Formada em letras pela Universidade Federal do Ceará e em Psicologia, pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza. Filhos:

      4.1.1. Ilton (filho), nascido em São Paulo-SP, em 27/08/1974;

      4.1.2. Fábio, natural de São Paulo-SP, em 18/12/1975, casado com Cristiene, de Fortaleza;

      4.1.3. Luciana, nascida em Fortaleza, em 26/08/1978, casada com Jonas, de Fortaleza. O primeiro filho do casal, Davi, nascido, em 19/04/2010, em Fortaleza;

      4.1.4. George nascido em Fortaleza em 24/05/1982.

      4.2. Vera Lúcia, nascida em Fortaleza-CE em 12/08/1944. Casou-se em 08/12/1972, com Hélio Pacheco Carvalho, natural de Viçosa do Ceará, filho de Raimundo da Silveira Carvalho e Francisca Fontenele Pacheco Carvalho. Hélio faleceu de enfarte em 07.12.1996. Filhos:

      4.2.1. Renata, nascida em 20/06/1974, em Fortaleza, casou-se com Radie, em 28/07/2000, em Fortaleza. Tiveram dois filhos: Felipe, em 07/06/2003 e Camila, em 22/09.2007, ambos nascidos em Fortaleza. Renata está separada desde 2007.

      4.2.2. Raquel, nascida em 04/06/1975, em Fortaleza, casou-se com Carlos Haroldo, de Viçosa do Ceará, em 30/01/1999. Dessa união, nasceram Taís em 21/04/2001 e Letícia, em15/06/2006, ambas nascidas em Fortaleza.

      4.2.3. Hélio Filho, nasceu em23/08/1977, casou-se com Paula, em 28/03/2000, em Fortaleza, tendo dois filhos ambos nascidos em Fortaleza, Paulo Roberto, em 02/09/2000 e Isadora em 22/04/2010.

      4.2.4. Ricardo, nascido em 21/11/1980, solteiro.

      4.3. Marcos George, nascido em Fortaleza-CE, em 09/10/1951. Casou-se em São Paulo-SP em 26/01/1973, com Maria Heloína Marques Magalhães, natural de Maranguape-CE. Tiveram quatro filhos:

      4.3.1. Carlos Alberto, nascido e falecido em 04//05/1976, em Mossoró-RN;

      4.3.2. Mateus nascido em 28/12/1977, em Fortaleza, casado com Thaís, desde o dia 18.01.06, e o casal tem uma filha, por nome de Letícia, nascida em Fortaleza/CE, aos 24.09.08;

      4.3.3. Tiago nascido em 16/12/1980, em Fortaleza;

      4.3.4. Marcia, nascida em 16/10/1982, em Fortaleza.

      4.3.5. Marcos contraiu segundas núpcias com Maria de Fátima Oliveira, natural, também, de Maranguape, no dia 11/10/1985, em Fortaleza. Dessa união, nasceu no dia 31/03/1987, uma filha – 4.3.5.1. Vanessa. 

      4.4. Mirian, nascida em Fortaleza-CE, em 02/01/1957, casou-se com Norberto Ribeiro da Silva, de Sobral-CE, em 03/07/1976. Dessa união, nasceram em Fortaleza:

      4.4.1. Mariana, em 04/06/1977, casada com Rafael, de Fortaleza, em 08/12/2001. O casal teve dois filhos, que nasceram em Fortaleza: André, aos 25/05/1999 e Vítor, em 14/06/2005;

      4.4.2. Marcelo, em 23/03/1979;

      4.4.3. Leonardo, em 06/01/1981;

      4.4.4. Lucas, em 14/07/1986.

      1. RAMIRO VASCONCELOS MAGALHÃES, nascido em Viçosa do Ceará, em 22/06/1916, numa quinta-feira. Teve por padrinhos José Nogueira Aguiar e sua esposa Eliza Aguiar. Casou-se em 16/02/1954, na igreja são José, em Olinda-PE, com Rocilda Gomes de Matos Pimentel, filha de Joaquim da Silva Pimentel e Cecília Gomes de Matos Pimentel. Ramiro faleceu em Fortaleza, em 09/07/1997.

                                                                                                                                                                                                                                                      Filhos:

        5.1. Ronaldo Pimentel Magalhães, nascido em Recife-PE e 22/04/1955 e

        5.2. Rosane Maria Pimentel Magalhães Ferreira, nascida em Fortaleza-CE em 03/06/1958, casou-se com Admir Braz de Souza Ferreira, paulista, nascido em, 07/07/1957 e tiveram dois filhos: Vinicius Magalhães Ferreira, nascido em São Paulo capital em 23/11/1992 e Vitor Magalhães Ferreira que nasceu em Brasília no dia 31/03/1998.

        1. MARIA DE NAZARETH MAGALHÃES, nascida em Viçosa do Ceará em 08/08/1917, numa quarta-feira, às 18h, e teve como padrinhos Antônio Francisco da Silva e sua tia materna, Francisca do Carmo Vasconcelos (Carmina). Casou-se, a primeira vez, em 22/09/1937 com Pio Parente de Pinho Pessoa, falecido em 07/08/1954 no Maranhão, filho de Salustiano de Pinho Pessoa e de Irinéa Parente de Pinho Pessoa (Dona Néa), na matriz de Viçosa. Filho único:

        6.1. José Marconi de Pio Pinho, nascido em Viçosa em 07/07/1938. Formou-se, em 21/12/1969, em Direito pela Faculdade Cândido Mendes no Rio de Janeiro. Casou-se, em 15/06/1976, com Leda de Souza e teve um filho, Rodrigo, em 06/10/1978, vive nos Estados Unidos desde criança. Maria Nazaré Magalhães voltou casar-se em 28/06/1963, com Celso Coelho de Araújo, falecido em 11/09/1978. Maria de Nazareth faleceu em Fortaleza, em 14/04/2008.   

        1. VANDICK VASCONCELOS MAGALHÃES, nascido em Viçosa do Ceará em 10/08/1919, domingo, às 03h da manhã. Teve como padrinhos João Benício Fontenele e sua mulher Ana Bizerril Fontenele. Casou-se, a primeira vez, com Maria Áurea Nunes Vasconcelos, que adotou o nome de Maria Áurea Vasconcelos Magalhães, natural de Parapuí, Santana do Acaraú-Ce, nascida em 09/12/1921, filha de Braz Lopes Vasconcelos e de Rosa Amélia Nunes Vasconcelos. Falecida em 15/08/1947. Vandick faleceu em Fortaleza, em 24/09/1980.Desse casamento, realizado em 27/12/1941, nasceram os seguintes filhos:  

        7.1. Vanaldo Vasconcelos Magalhães, nascido em Fortaleza, à Praça Cristo Redentor, em 28/02/1944. Foram seus padrinhos os avôs paternos. Casou-se com Maria de Fátima Santana Magalhães, em Brasília, falecido em 27/05/2015;

        7.2. Vanildo Vasconcelos Magalhães, gêmeo com o primeiro. Foram seus padrinhos os avôs maternos, falecido em 10/06/1988, em Fortaleza. Casou-se no dia 12/12/1972 com Maria Mirtes Aguiar Vidal, natural de Sobral – CE. Filha: Mirlena Vidal Magalhães, nascida em Fortaleza no dia 13/03/1978;

        7.3. Vanine Vasconcelos Magalhães, nascido em Fortaleza, em 19/10/1945. Teve por padrinhos os seus tios paternos George Vasconcelos Magalhães e sua esposa Maria Filomena Fontenele Magalhães. Formou-se em engenharia civil e administração. Casou-se em 08/12/1972, na Igreja Presbiteriana de Brasília, com Silvia Gomes de Oliveira Brasil, após, Sílvia de Oliveira Magalhães, de Anápolis-GO, filha de Antonio de Oliveira Brasil e de Clarice Gomes Brasil. 

        Filhos: 

        7.3.1. Eduardo de Oliveira Magalhães, nascido em Brasília-DF em 28/08/1974, formado em Administração de Empresas, casado, em 05/10/2001, com Juliana Albuquerque Santos, nascida em Brasília-DF em 06/08/1974; Filha: Luana Albuquerque Magalhães, nascida em Brasília em 03/06/2012;

        7.3.2. Gustavo de Oliveira Magalhães, nascido em Brasília-DF em 15/02/1977, formado em Economia e Artes Plásticas, falecido em 05/12/2012.           

        7.3.3. Sara de Oliveira Magalhães, nascida em Brasília-DF em 30/06/1981,  arquiteta e cantora popular (Saramagal), residente em Vancouver/Canadá

        7.4. Maria Áurea de Assunção Magalhães, nascida em Fortaleza-CE, em 15/08/1947. Foram seus padrinhos os tios paternos, Francisco Irapuan Magalhães e Irinéa de Pinho Pessoa Magalhães. Formou-se em Direito na Universidade Federal do Ceará, em 12/07/1974. 

        Com o falecimento de Maria Áurea Vasconcelos Magalhães, ocorrido em 15/08/1947, em conseqüência de complicações no parto, Vandick casou-se, em segundas núpcias, com Margarida Studart Gurgel de Alencar, em 19/03/1955, filha de Clóvis Meton de Alencar e de Laura Studart Gurgel de Alencar, não teve mais filhos.  Vandick faleceu em 25/09/1980, aos 61 anos, de câncer. Margarida faleceu, em 05/12/1987.

        1. LUZANIRA VASCONCELOS MAGALHÃES, nascida em Viçosa do Ceará em 07/10/1920, às 18h, numa quinta-feira. Teve como padrinhos o Pe. Francisco Felipe Fontenele e Clotilde Freire Carapeba (Dona Cotiza). Casou-se em 04/01/1955, na igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, em Fortaleza, com Walfrido Antunes Pereira Filho, de Minas Gerais, filho de Walfrido Antunes Pereira e de Maria Luiza Marinho Antunes Pereira.  Filhos:

          8.1. Rosangela, nascida no Rio de Janeiro, em 21/11/1955, casou-se com Nelson de Farias Almeida, em 31/07/76 e formou-se em Estatística pela UERJ, em 11/12/1977. Filhas:

          8.1.1. Carolina, nascida em 24/07/1979;

          8.1.2. Marina, nascida em 17/03/1981;

          8.1.3. Regina, nascida em 15/09/1983.

          8.2. Rosemary, nascida no Rio de Janeiro, em 14/02/1959, filhos: Felipe, nascido em 18/11/1979 e Flávio nascido em 17/11/1994.

          1. CÂNDIDO MAGALHÃES NETO, nascido em Viçosa do Ceará, em 19/05/1922, às 22h, numa sexta-feira. Foram seus padrinhos os maternos, José Correia de Vasconcelos e Cândida Fontenele Vasconcelos. Faleceu em 17/04/1923, às 11:30h, terça-feira, com a idade de 10 meses e 28 dias.
          1. GERARDO ASSUNÇÃO MAGALHÃES, nascido em Viçosa do Ceará, em 19/08/1923, às 03h, domingo. Teve como padrinhos os seus tios maternos Lincoln Fontenele Guimarães e Francisca Fontenele Guimarães (Francisquinha). Formou-se em medicina em 08/12/1950, pela Faculdade de Medicina de Recife-PE. Casou-se na igreja de Nossa Senhora de Nazareth, em Fortaleza, em 31/05/1955, com Yara Marinho Meira, filha de Inácio Meira Tejo e de Celeste Marinho Meira. Gerardo faleceu em 18/04/1988. Filhos:

          10.1. Gerardo Assunção Magalhães Junior, nascido em fortaleza em 23/05/1956, formado em engenharia civil, casou-se com Áurea Maria Almeida, em 21/02/1981. Faleceu em 13/12/2010. Filhas:

          10.1.1. Germana Almeida Magalhães, nascida em 01/07/1988 e Geórgia Almeida Magalhães, nascida em 03/05/1991.

          10.1.2. Silvia Maria Meira Magalhães, nascida em Fortaleza em 28/06/58, médica, casou-se com Michael Nasser em 08/01/1981. Filhas: Aline Magalhães Nasser e Andréia Magalhães Nasser, gêmeas, nascidas em 15/10/1980 e Cecília Magalhães Nasser, nascida em 25/07/1984;

          10.1.3. Ângela Maria Meira Magalhães, nascida em Fortaleza em 15/02/1961, solteira, socióloga organizacional. Filha: Mariana Magalhães Martins. 

          10.1.4. José Mauro Meira Magalhães, nascido em Fortaleza em 03/03/1964, casou-se com Danusa Teixeira Costa, em 07/06/1996. Filha: Alana Costa Meira Magalhães, nascida em 09/04/1999.

          1. SÍNVAL VASCONCELOS MAGALHÃES, nascido em Viçosa do Ceará, em 14/08/1924, às 23h30minh, quinta-feira. Foram seus padrinhos Eduardo Saldanha Fontenele e Evarintha Fontenele Guimarães. Faleceu em 12/02/1925, às 08h, com 6 meses de idade.
          1. JOSÉ VASCONCELOS MAGALHÃES, nascido em Viçosa do Ceará, em 03/03/1926, às 06h, quarta-feira, teve como padrinhos o Pe. Olavo Passos e Francisca Fontenele Pacheco (prima legítima de sua mãe). Casou-se em 17/06/1950, na igreja de Bom Jesus da Penha, Rio de Janeiro-GB, com Aidê Pimentel, filha de Waldomiro Lopes Pimentel e de Benedita Lopes Pimentel. Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, em 21/12/1966. Faleceu no Rio de Janeiro, em 07/02/1988.

          Filhos:

          12.1. João Porphirio Magalhães Neto, nascido no Rio de Janeiro – RJ, em 28/03/1952, casou-se com Miriã no dia 07/07/1979. Faleceu em 13/02/1989;

          12.2. Jussara, nascida em Caxias, RJ, em 30/03/1954, arquiteta. Filha: Yasmin, nascida em 26/04/1994; faleceu em 16/12/2023.

          12.3. Jacyra, nascida em Caxias, RJ, em22/08/1955, psicóloga. Faleceu em 24/11/2016.

          1. ALBA ANÚSIA MAGALHÃES, nascida em Viçosa do Ceará, em 10/05/1927, uma hora da manhã, terça-feira. Teve por padrinhos Francisco Fontenele e Terezinha, representada por Benilda da Silveira Fontenele. Casou-se em 12/10/1946, em Fortaleza, com José Emygdio de Castro, filho de Joaquim Emygdio de Castro e Silva e de Galdina Alencar de Castro e Silva. Falecida em 29/06/2011. Filhos:

          13.1. José Emygdio de Castro Filho, nascido em Fortaleza-CE, em 13/10/1947. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Casou-se na igreja de Nossa Senhora da Paz, Aldeota, em 22/12/1968, com Maria José Raposo Pereira. Filhos:

          13.1.1. Christiane Pereira Emygdio de Castro, nascida em Belo Horizonte – MG, em 21/09/1969, casou-se, em 11/07/1996, com George Meneses Carvalho Filho, divorciada, e têm três filhos:

          13.1.1.1. Raquel Emygdio Meneses, nascida em 28-03-1998, em Fortaleza, tem um filho, chamado Ravi, nascido em 07/04/2021;

          13.1.1.2. Isadora Emygdio Meneses, nascida em 28-10-2000, em Fortaleza; e Rafael Emygdio Meneses, nascido em 21-04-2006;

          13.1.1.3. Marcelo Pereira Emygdio de Castro, nascido em Fortaleza-CE, em 18/02/1974, casou-se, em 02/07/2009, com Daniela Moreira Lima Lobo. Filho: Caio Lobo Castro, nascido em 11/09/2012 e filha Livia, nascida em 07/10/2015.

          13.2. Emir Magalhães Emygdio de Castro, nascido em Fortaleza-CE em 06/04/1949. Formado em Administração de Empresas, pela UNIFOR. Casado com Ângela Maria Miranda de Moraes. Filhos: Alba Moraes Emygdio de Castro, nascida em Fortaleza, em 27/03/1986;

          13.3. Sérgio Magalhães Emygdio de Castro, nascido em Fortaleza-CE em 14/09/1952. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, em 30/12/1977, casou-se com Rosangela Saboya Emygdio de Castro, no dia 30/01/1979. Filhos:

          13.3.1. Sergio Magalhães Emygdio de Castro Filho, nascido em Fortaleza/CE, em 14/02/1980. Casado com Roberta Gadelha Vieira Braga;

          13.3.2. Wandick Saboya Emygdio de Castro, nascido em Fortaleza/CE, em 28/01/1982. Casado com Bruna Cardoso Cavalcante;

          13.3.3. Samyr Saboya Emygdio de Castro, nascido em Fortaleza, em 02/08/1984.

          13.4. Cláudia Magalhães Emygdio de Castro, nascida em Fortaleza em 11/12/1956, casou-se com Alberlúcio de Menezes Braga no dia 25/05/1976, formada em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Fortaleza. Falecida em 10/05.2015. 

          Filhos:

          13.4.1. Juliana Emygdio de Castro Braga, nascida em 25/05/1979;

          13.4.2. José Emygdio de Castro Neto, nascido em 01/10/1987.

          13.5. Roberto Magalhães Emygdio de Castro, nascido em Fortaleza-CE em 02/10/1962. Formado em Administração de Empresas, pela UNIFOR. Casou com Alaíse Rodrigues, em 15/12/1986. Filha: Greta Maria Rodrigues Emygdio de Castro, nascida em 19/06/1987, em Fortaleza-CE. Casou-se em segundas núpcias com Márcia Helena Silva de Castro, em 01/01/2003. Filha: Lara de Castro Emygdio, nascida em 26/10/2005.

          1. SIMONE MAGALHÃES, nascida em Viçosa do Ceará, em 06/11/1930, às 8 horas, quinta-feira. Foram seus padrinhos os seus tios maternos, Francisco Vasconcelos e Lourdes Campelo Vasconcelos, residentes em Recife-PE, representados pelo casal Justo de Pinho Pessoa e Alaíde Passos de Pinho Pessoa. Casou-se em 11/06/1970, na matriz de Éden – RJ, com Oswaldo Veras Bandeira, filho de Ângelo Bandeira e Francisquinha Veras Bandeira. Foram seus padrinhos seus irmãos José Vasconcelos Magalhães e sua esposa Aidê Pimentel Magalhães e Luzanira Magalhães Antunes Pereira e seu esposo Walfrido Antunes Pereira. Filho único: 

          14.1. Oswaldo Filho, nascido no Rio de Janeiro-GB, em 05/11/1972. Faleceu em 12/09/2008. 

          Simone faleceu em Fortaleza no dia 10/07/2021 com 91 anos. O casal fez cinquenta anos de casados em 21/11/1958, Bodas de Ouro.

          FRANCISCA VASCONCELOS MAGALHÃES (Dona Chiquinha) faleceu no dia 27/09/1975, às 02h30min, no Hospital Geral de Fortaleza.

          JOÃO PORPHIRIO MAGALHÃES faleceu às 23h30minh, no dia 19/06/1978, segunda-feira, em Fortaleza onde residia desde 1939. Fonte  (Anotações de Vandick Vasconcelos Magalhães. Informações e colaboração de Maria Áurea de Assunção Magalhães. Informações de familiares.).

  1. MARIANA MAGALHÃES DE CASTRO (dona Mocinha), nascida em 01 de fevereiro de 1885 casada com HORTÊNCIO FRANCISCO DE CASTRO, sepultado em Viçosa do Ceará.
  2. Reginaldo Magalhães, nascido em 20 de fevereiro de 1887, casado com Raimunda Alves de Siqueira.                                                           
  3. Álvaro Magalhães, nascido em 19 de fevereiro de 1890;                         
  4. Casimiro Magalhães, nascido em 04 de março de 1892 e falecido em 15 de março de 1962, em Viçosa do Ceará.           
  5. Inocência Magalhães Siqueira (dona Sensu), nascida em 30 de novembro de 1893, casada com Francisco Alves Siqueira (Chinoca), sem descendentes. Ela faleceu em 12 de setembro de 1871.   
  6. Cândido do Espírito Santo Magalhães Filho (Candoca), nascido em 07 de dezembro de 1895, casou com a senhora Leonília Freire Magalhães, (dona Lili).
  7. Celeste Moreira Magalhães Vieira, nascida em 11 de novembro de 1897 e casada em 11 de novembro de 1913 com João Vieira.                           
  8. Julita Magalhães Siqueira, nascida em 27 de fevereiro de 1899, casada com Jonas Siqueira.           
  9. Raimundo Magalhães, nascida em 07 de janeiro de 1902 e falecida (inupta) em 03 de agosto de 1962, em Viçosa.                                                       
  10. Almira Magalhães, nascida em 28 de maio de 1904. Casou-se com João Inácio Fontenele, filho de Ignácio Alderico Fontenele e Inácia Siqueira Fontenele, esta filha do tenente Ângelo de Siqueira Passos. (GILTON BARRETO, Edição 2012, VIÇOSA DO CEARÁ: SOB UM OLHAR HISTÓRICO).

Antiga residência do Cel. Cândido do Espírito Santo Magalhães no Sítio Careta. Hoje esta casa se encontra demolida. Foi nesta casa que se casaram Mariana Magalhães de Castro e Hortêncio Francisco de Castro (meus bisavós paternos)

MARIANA MAGALHÃES DE CASTRO, nasceu em 01 de fevereiro de 1885, casou se com Hortêncio
Francisco de Castro , sepultado no jazigo do Cemitério São João Batista, “Laranjeiras”, junto com o
seu neto Oséas Costa de Castro. Desta união nasceram os seguintes filhos:

1. FRANCISCO HORTÊNCIO DE CASTRO  nasceu no dia 24 de fevereiro de 1909, na cidade de Viçosa do Ceará,  casado com Maria da Conceição de Castro (Dona Nenzinha).
2. OSÉAS DE CASTRO MAGALHÃES;;
3. FRANCISCA OLGARINA DE CASTRO MAGALHÃES, faleceu inupta;
4. JOSÉ HORTÊNCIO DE CASTRO MAGALHÃES casado com a senhora Maria Iolanda Barros.

MARIANA MAGALHÃES DE CASTRO casou-se pela segunda vez com o músico da cidade de Ipueiras, o Sr. Alberto, e desta união tiveram os filhos:

5. ALBERTINA MAGALHÃES

6. TEREZINHA MAGALHÃES

7. RAIMUNDO MAGALHÃES

FRANCISCO HORTÊNCIO DE CASTRO  casou-se com Maria da Conceição de Castro, filha de Pedro Ferreira da Costa e Etelvina Rodrigues da Costa. Maria da Conceição de Castro nasceu no ano de 1913 e
faleceu no dia 29 de junho de 2005, aos 92 anos de idade, às 18:40h no Hospital Regional Unimed, na cidade de
Fortaleza/CE.

FRANCISCO HORTÊNCIO DE CASTRO, nasceu no dia 24 de fevereiro de 1909 na cidade de Viçosa do Ceará e  faleceu no dia 26 de abril de 1974, aos 65 anos de idade, na cidade de Fortaleza, onde se encontra sepultado no Cemitério São João Batista.

Desta união tiveram os seguintes filhos::

1. EVANDRO COSTA DE CASTRO

2. MARGARIDA MARIA DE CASTRO LIMA

3. FRANCISCO COSTA DE CASTRO (Chiquinho), casado com Maria do Socorro Oliveira da Costa. Desta união, nasceram os seguintes filhos:

3.1. Francisco Aloísio Oliveira de Castro

3.2. Ana Oliveira de Castro

3.3. Maria da Conceição Oliveira de Castro

4. JOSÉ IVAN COSTA DE CASTRO, casado com Francisca Odete Carvalho de Castro. pais de:

4.1. José Ivan Costa de Castro Júnior

4.2. Antônio Feliciano de Carvalho Neto

5. IVANETE COSTA DE CASTRO, solteira.

6. OSÉAS COSTA DE CASTRO

OSÉAS COSTA DE CASTRO, natural de Viçosa do Ceará, casou-se com FRANCISCA VÂNIA BARRETO DE CASTRO, Servidora Pública Municipal (Professora), nascida em 10 de novembro de 1941, na cidade de Granja, estado do Ceará, filha de MIGUEL MAXIMINO BARRETO e ALDENORA GOUVEIA.

História Granjense por Mônica Linhares: Granja, cidade querida e privilegiada com vasto patrimônio histórico! É necessário contar nossa história para que a atual geração possa conhecê-la e valorizá-la, a fim de que não caia no esquecimento. Cidade de velhos e históricos casarões, nas quais precisam serem preservado e tombados. A antiga Casa Paroquial é um desses prédios que fora construída pelo fidalgo português, DIOGO LUIZ DE GOUVEIA, natural de São Gosmado, Viseu Armamar-Portugal, nasceu no ano de 1835 e veio fixar residência na Granja, acompanhado de sua esposa, dona JOSEPHINA DE BARROS GOUVEIA, trouxeram também os sobrinhos: MANOEL GOUVEIA e ANTÔNIO GOUVEIA (Vice-Cônsul de Portugal, no Brasil.

 

Diogo Luiz Gouveia e sua esposa Josephina de Barros Gouveia

Aqui chegando abriram a firma comercial, GOUVEIA & SOBINHOS, comércio bastante desenvolvido no campo das seguintes atividades: Salinas em Chaval, Fábrica de óleo de Semente de Algodão e beneficiamento do fio do algodão, comercializavam os derivados da carnaúba e também exerciam o comércio das charqueadas, as quais eram beneficiadas nas Oficinas, localidade bem próximo à cidade, onde era fácil o produto ser transportado por embarcações até o Porto do Camocim. Comércios que tiveram seus momentos de glórias para a nossa terra.

No ano de 1910, DIOGO LUIZ DE GOUVEIA teve que viajar para a cidade do Porto-Portugal para fazer tratamento de saúde e veio a falecer. Mas exigiu que o seu corpo fosse sepultado na Igreja Matriz de São José de Granja. Na ocasião trouxeram duas imagens: “São Diogo” e “Santa Josephina” para serem colocados em um pedestal acima da sepultura do casal. Dona Josi inda viveu por longos anos e deixou a sua casa de morada por doação para a Paróquia de Granja, com a finalidade de ser a sede da Casa Paroquial.

O casal não teve filhos e criaram uma afilhada, PAULINA AMÉLIA DO NASCIMENTO (minha bisavó), que uniu-se maritalmente com um sobrinho do casal DIOGO e JOSEPHINA, o Sr. FRANCISCO LUIZ DE GOUVEIA (meu bisavô) e desta união nasceram os filhos:

  1. AMÉRICO GOUVEIA;
  2. JAMES GOUVEIA;
  3. HERBETH GOUVEIA
  4. ALDENORA GOUVEIA (Minha avó).

O casamento foi contraído perante o Juiz de Direito da Comarca Dr. Jayme Rodrigues dos Santos, tendo como testemunhas Maria Magalhães Dantas e José Victor Fontenele Filho.

 

 

 

 

 

 

 

Miguel Maximino Barreto  e Aldenora Gouveia (avós maternos).

]

Meu avô paterno – Francisco Hortêncio de Castro em um baile no Gabinete Viçosense de Leitura dançando com a Senhora Dinorah Silveira.

OSÉAS COSTA DE CASTRO faleceu em 28 de março de 1998, às 7:40 horas no Hospital Maternidade Municipal da cidade de Viçosa do Ceará de insuficiência respiratória e foi sepultado às 17 horas do mesmo dia, no Cemitério São João Batista, conforme expressou sua vontade antes de seu falecimento. Desta união tiveram os seguintes filhos:

Oséas Costa de Castro e Francisca Vânia Barreto de Castro e sua família.

1. MARIA DO LIVRAMENTO BARRETO DE CASTRO, nasceu na cidade de Granja/ no dia 25 de setembro de 1962, às 3:30 h, na cidade de Granja/CE, sendo testemunhas em seu registro feito em Viçosa do Ceará o senhor Onesindo Pacheco e Sebastião Magalhães Dantas. Casou com Joaquim Wellington Pessoa de Aguiar , filho de Olavo Teodoro de Aguiar e Maria Consuelo Pessoa de Aguiar em 20 de junho de 1992, em Fortaleza, estado do Ceará.

Desta união nasceram os seguintes filhos:

1.1. Cristiano de Jesus Castro de Aguiar, nasceu em Fortaleza/CE em 10 de dezembro de 1992. Casou com Elany Silva dos Santos Aguiar e desta união tem uma única filha:

1.1.1. Esther Consuelo Santos Aguiar, nasceu na cidade de  Fortaleza no dia 23 de novembro de 2023.

1.2. Daniel de Castro Aguiar, nasceu em 19 de setembro de 1996.

2. GILDENE MARIA BARRETO DE CASTRO, nasceu na cidade de Viçosa do Ceará, em 20 de dezembro de 1964 às 02:30h na cidade de Viçosa do Ceará. Casou se com Filinto Cabral em Curitiba/PR e desta
união tiveram três filhas:

2.1. Patrícia de Castro Cabral;
2.2. Priscila de Castro Cabral;
2.3. Ana Paula de Castro Cabral.

3. MARIA DO SOCORRO BARETO DE CASTRO, nasceu na cidade de Viçosa do Ceará, em 13 de abril de 1966, à uma hora, casou se com Marcus Vinicius Rufino Holanda em 4 de janeiro de 1990, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa do Ceará. Ele filho de Francisco José Rufino Ramos e dona Maria José Rufino Holanda e desta união tiveram dois filhos:

3.1. Marta Eveline de Castro Holanda casou com Marcelo e Silva Menezes e desta união tiveram dois filhos:

3.1.1. Samuel Holanda e Silva Menezes, nascido no dia 19 de dezembro de 2009.

3.1.2. Marcela Holanda e Silva Menezes, nascida no dia 06 de julho de 2011.

3.2. Marcelo de Castro Holanda casou cm Mariana e desta união teve dois filhos:

3.2.1. Marissa Lima Holanda, nascia no dia 22 de abril de 2012 na cidade de Fortaleza/CE.

3.2.2. Murilo Lima Holanda, nascido no  dia 21 de junho de 2018 na cidade de Fortaleza/CE.

4. JOSÉ MARIA BARRETO DE CASTRO , militar, nasceu na cidade de Granja/CE, em 19 de abril de 1969, na cidade de Granja e casou se com Rosângela Nogueira Fonseca , na cidade de Manaus/AM, no dia 13 de junho de 1997, filha do Sr. Reginaldo dos Santos Fonseca e da senhora Antônia Nogueira.

5. OSÉAS COSTA DE CASTRO FILHO, nasceu na cidade de Viçosa do Ceará, em 16 de fevereiro de 1968, às 4:30h, tem um filho:


5.1. Marcelo de Castro.

6. GILTON BARRETO DE CASTRO nasceu na cidade de Viçosa do Ceará, no dia 19 de julho de 1972, ás 21:30h. Serviram de testemunha os senhores José João Fontenele e Francisco das Chagas Magalhães.

 

 

 

 

 

 

 

 

Casou se em primeira núpcias com Débora Lopes Oliveira filha de Raimundo Batista Oliveira e Maria Lopes Oliveira, no dia 7 de março de 1998, perante o juiz Francisco Brasilino de Oliveira. Desta união nasceram os seguintes filhos:

6.1. Iury Lopes Barreto, nascido em Fortaleza/CE, no dia 30 de julho de 1998, casou com Adrielly Mesquita Rodrigues e desta união tem uma filha:

6.1.1. Isís Mesquita Barreto

6.2. Ihago Lopes Barreto, nascido em Fortaleza/CE, no dia 10 de agosto de 1998.   

6.3. Iasmin Lopes Barreto, nascida em Fortaleza/CE, no dia 30 de março de 2007.

De sua segunda união com JAQUELINE DA SILVA PASSOS , que realizou se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa do Ceará, no dia 19 de novembro de 2017, realizado pelo vigário paroquial padre Francivaldo Ferreira Gomes, da diocese de Tianguá/CE,


 nasceram os seguintes filhos:

6.4. Miguel Maximiano Barreto Passos, nascido no dia 10 de outubro de 2018;
6.5. João Nícolas Barreto Passos, nascido no dia 28 de janeiro de 2021.

7. FRANCISCO HORTÊNCIO DE CASTRO NETO, nasceu na cidade de Tianguá/CE, em 29 de junho de 1978, às dezenove horas e cinco minutos no Hospital e Maternidade da cidade d e Tianguá/CE. Serviram de testemunhas os senhores José Maria Passos e Antônio Claudiomar Pereira. Casou se com a viçosense Danila Moreira Figueira Castro em 17 de dezembro de 2005 e reside atualmente na cidade de
Ubajara, onde é funcionário público federal e desta união nasceram os filhos:

7.1. Yann Lucas Figueira de Castro, nasceu em 18 de novembro de 2009., na cidade de Tianguá;

7.2. Bernardo Figueira de Castro nasceu no dia 8 de dezembro de 2016, na cidade de Sobral/CE;

7.3. Iza Bella Figueira de Castro nasceu no dia 22 de abril de 2020, na cidade de Sobral.

Esta casa onde reside atualmente GILTON BARRETO DE CASTRO E SUA FAMÍLIA, foi construída na década de 1950 pelo artesão FRANCISCO HORTÊNCIO DE CASTRO casado com a senhora MARIA DA CONCEIÇÃO DE CASTRO, atual propriedade de seu filho OSÉAS COSTA DE CASTRO (in memoriam), viçosense, casado com FRANCISCA VÂNIA BARRETO DE CASTRO, granjense, com quem teve sete filhos, e por longos anos funcionou sua fábrica artesanal de alambiques, uma arte herdada de seu pai.