TEXTO
JOÃO BENÍCIO FONTENELE: COMERCIANTE, LÍDER POLÍTICO E PREFEITO DE VIÇOSA (1918 – 1919).

JOÃO BENÍCIO FONTENELE foi comerciante, grande proprietário rural, como também chefe político de larga influência, tendo sido prefeito de Viçosa do Ceará de 1918 a 1919 e vereador. Nasceu no Sítio Laranjeiras, nas proximidades da cidade, a 3 de março de 1865, na residência de seus pais, às 5 horas da tarde.
Filho do Cel. José Raimundo Fontenele e de D. Jesuína Maria Fontenele, neto paterno de Raimundo Benício Fontenele, nascido em Viçosa do Ceará no dia 31 de agosto de 1793 e falecido em Viçosa do Ceará no dia 16 de fevereiro de 1864 e de Ana Vitória do Rosário e neto materno de Plácido Fontenele e Maria Antônia dos Santos.
Foi Batizado no dia 1º de novembro de 1865 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa do Ceará, pelo padre João Crisóstomo de Oliveira Freire, Coadjutor da referida Matriz, sendo padrinhos Dr. Trajano Viriato de Medeiros e sua esposa Cláudia Sabóia Viriato de Medeiros. Foi Crismado por D. Luiz Antônio dos Santos em 1875, sendo seu padrinho Dr José Patrício de Castro Natalense.
FONTENELE: COMÉRCIO, FAMÍLIA E LEGADO NO CEARÁ E PIAUÍ:
Estudou as primeiras letras com o professor Raimundo de Farias Brito que foi contemporâneo de Clóvis Bevilaqua na Escola Primária.
Dedicou-se ao comércio ambulante em companhia de José Carneiro da Cunha Mapurunga pelo estado do Piauí, depois associou-se a seu irmão José Raimundo Fontenele, uma Casa Comercial de tecidos no povoado então denominado “Jacaré”, cuja firma era FONTENELE & CIA, tendo por caixeiro interessado João Braga Cavalcante.
Quando do incêndio do referido povoado, os referidos sócios mandaram limpar do outro lado um grande quadro de terra e aí fundaram o novo povoado que hoje se encontra encravada a cidade de Ubajara, onde outros moradores edificaram suas casas formando assim um novo Arraial.
Em 1893 fundou a COMERCIAL FONTENELE IRMÃOS. Por sua iniciativa, os conterrâneos de Tibúrcio conseguiram a cessão do aludido molde da estátua de General Tibúrcio, e no ano de 1894, levaram-no para Viçosa, soerguendo-o numa das artérias principais da serrana cidade.
Casou-se no religioso no dia 7 de março de 1895, com ANA BEZERRIL FONTENELE (Aninha), na Igreja do Rosário na cidade de Fortaleza, por D. Joaquim José Vieira, bispo do Ceará, e o casamento Civil foi realizado no mesmo dia, no Palácio do Governo, pelo Dr. Manuel Franco Fernandes Vieira.
JOÃO BENÍCIO FONTENELE: O HOMEM QUE DEU FORMA À HISTÓRIA DE VIÇOSA DO CEARÁ:
JOÃO BENÍCIO FONTENELE, foi nomeado a 25 de maio de 1914 a 11 de junho do mesmo ano a Inspetor Escolar. Em 1924, era sócio da Firma Fontenele & Irmãos e resolveu abrir o Aqueduto Laranjeiras, porém com o nome mudado para Caixa-d’Água.
Em 1951, após pedido por carta do bispo Dom José Tupinambá da Frota datada de 21 de setembro de 1951, aquela antiga imagem de Nossa Senhora da Assunção, do século XVII, em terracota policromada, com altura de 84 cm e largura de 44 c, que estava em seu poder fora doada para o Museu Diocesano de Sobral e sua ficha de catalogação é a de nº 1.0145.
Em 1955 fez outra doação ao Museu Diocesano de Sobral, desta vez de uma cadeira de braços, feita de madeira a coiro lavrados, remonta do século XVIII, ano de 1701, com altura de 119 cm, largura de 56,7 cm e comprimento de 58,4 cm, onde na parte posterior do espalmar há a inscrição Viçosa-1701, pertencente aos conventos dos padres jesuítas da Aldeia de Ibiapaba de Nossa Senhora da Assunção onde sentou-se o Des. Bernardo Coelho da Gama e Casco, quando veio a Aldeia em 1759.
Concorreu para o engrandecimento da terra que lhe foi berço, fazendo doação de um grande terreno para a construção da Escola Normal Rural e da Igreja de São Francisco das Chagas.
Faleceu no dia 13 de junho de 1956, numa quarta-feira, vítima de infarto, sendo sepultado no dia seguinte, ao meio-dia e meia. Tinha 91 aos de idade, conservava ainda admirável lucidez e dirigia com firmeza e bom humor, seus negócios e propriedades.
Exerceu o cargo de delegado de polícia, vereador e por duas vezes o de prefeito municipal de Viçosa do Ceará (1918 a 1919). Era o Presidente da Câmara o Sr. José Felipe Fontenele e o vice-presidente o Sr. Martiniano Fontenele.
Vereadores eleitos neste período: Francisco Fontenele, Reginaldo Moreira Magalhães, Raimundo Carneiro dos Santos, Antônio Rodrigues Fernandes (Antônio do Rego), Belquior Fernandes Batista, Pedro Arruda Magalhães e Pedro José de Arruda.
LEGADO FAMILIAR:
1 EDUARDO BEZERRIL FONTENELE;
2. EDMUNDO BEZERRIL FONTENELE, nasceu no Sobrado poente da Praça Clóvis Bevilaqua, às 2:00 hs da madrugada de um Domingo, 22 de maio de 1898, batizou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa do Ceará a 8 de agosto de 1899 pelo Pe. José Bevilaqua, sendo padrinhos seus tios Marechal José Freire Bezerril Fontenele e sua esposa Maria Joaquina Paranhos Fontenele. Foi registrado em Cartório desta cidade no livro nº 2, folha sob o n.º 5, datado de 22 de maio de 1899 e teve como testemunhas Raimundo José Fontenele e Manoel Cipriano Fontenele (filho de Umbelina Maria Fontenele, casada com seu primo Paulino Benício Fontenele, filho de seu tio paterno Manoel José Fontenele, nascido em 1º de maio de 1820 e de sua mulher Mafalda Augustinha Fontenele, casados no dia 16 de junho de 1840.
“DR. EDMUNDO B. FONTENELLE – Por telegramma particular que nos foi consequiosamente mostrado, soubemos haver concluído o curso de engenharia civil, na Escola de Minas, e collado gráo a 24 deste mez, o Dr. Edmundo Bezerril Fontenelle, filho do nosso amigo Coronel João Benício Fontenelle, desta cidade” (JORNAL DE VIÇOSA, 29/12/1929, N. 23).
3. JOSÉ BEZERRIL FONTENELE, nasceu no Sobrado da Praça Clóvis Bevilaqua, lado poente desta cidade a 1:00 hora da manhã do sábado, dia 23 de dezembro de 1899. Foi batizado no dia seguinte e teve como padrinhos Raimundo José Fontenele e Geracina Francisca do Rosário. Faleceu no dia seguinte, sepultado no Cemitério São João Batista, conhecido como “Laranjeiras”, na cidade de Viçosa do Ceará.
4. EDGAR BEZERRIL FONTENELE, nasceu no Sobrado da Praça Clóvis Bevilaqua, lado poente desta cidade, a 11:30h da noite, de um Domingo, 26 de maio de 1901. Foi batizado na Pia Batismal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção a 8 de agosto do dito ano pelo Pe. José Bevilaqua e foram seus padrinhos seus tios José Bezerra de Menezes e Maria Fontenele de Menezes, sua esposa. Foi registrado no Cartório Civil desta cidade dia 27 de maio do dito ano, livro nº 2, folhas 114, nº 6, do dito ano. Foram testemunhas Marçal de Pinho Pessoa e Júlio Gaspar de Oliveira. No ano em que nasceu era Presidente da República Manuel Ferraz de Campos Sales, do Estado Pedro Augusto Borges, bispo do Ceará, D. Joaquim e o Papa era Leão XIII. Foi Crismado no dia 7 de agosto de 1910 e foram seus padrinhos seus tios João Febrônio Freire Bezerril. EDGAR BEZERRIL foi cirurgião-dentista e especialista em estudos históricos e genealógicos, casado com a senhora AUTA MARROCOS FONTENELE.
5. ODETE BEZERRIL FERNANDES DE CARVALHO, nasceu no Sobrado da Praça Clóvis Bevilaqua, às 11 horas da noite do dia 21 de janeiro de 1903, uma terça-feira e foi batizado no dia 22 de mio do dito ano na Igreja Matriz de Viçosa do Ceará pelo Pe. José Ferreira da Ponte, padrinhos Raimundo José Fontenele e Carolina Sentinila Fontenele. Foi registrada no Cartório Civil desta comarca nº 1, folhas nº 31 a 22 de janeiro do dito ano, sendo testemunhas Valdivino Elias de Alencar e José Correia de Vasconcelos. ODETE BEZERRIL FERNANDES DE CARVALHO casou-se com JOSÉ JOAQUIM DE CARVALHO FILHO. (vulgo Carvalhinho).
6. JOÃO BEZERRIL FONTENELE, nasceu a 29 de julho de 1904, às 3 horas da tarde de uma sexta-feira, batizado a 31 de janeiro de 1905, pelo Pe. José Ferreira da Ponte. Agricultor, pioneiro da cultura da pimenta-do-reino em Viçosa, faleceu inupto a 23 de fevereiro de 1968.
7. ÉDSON BEZERRIL FONTENELE, nasceu a Praça Clóvis Bevilaqua, às 3 horas da madrugada, de um Domingo, 30 de Maio de 1906. Foi batizado a 19 de julho do dito ano, na Igreja Matriz de Viçosa do Ceará pelo Pe. José Ferreira da Ponte. Foram seus padrinhos Plácido Benício Fontenele e sua esposa a senhora Francisco Melo Fontenele. Foi registrado no Cartório Civil de Viçosa a 30 de maio de 1906 no Livro nº 1, fls. 193, sob nº 7, testemunhados pelos senhores Valdivino Elias de Alencar e Felizardo de Pinho Pessoa. Foi Crismado por D. José Tupinambá da Frota e teve como padrinho Antônio Honório Passos. Foi médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Casou-se com a Senhora MARIA ELISA VASCONCELOS e desta união tiveram quatro filhos.
8. MARIA BEZERRIL FONTENELE ARAGÃO, nasceu a Praça Clóvis Bevilaqua na casa 350, à 1:00h da manhã do dia 29 de novembro de 1909, segunda-feira. Foi batizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa do Ceará a 22 de maio de 1910 pelo Pe. José Ferreira da Ponte. Foram padrinhos Alfredo Lamartine Nogueira e sua esposa Francisca Fontenele Nogueira representada por Crispiniano Fontenele e Marcela Francisca Fontenele. Foi registrada no Cartório Civil, no livro nº 3, folhas 19, verso sob nº 39. Foram testemunhas os senhores Valdivino Elias de Alencar e Felizardo de Pinho Pessoa. Casou-se com RAIMUNDO INÁCIO ARAGÃO, nascido a 25 de junho de 1911 e falecido a 31 de outubro de 1990.
9. EDVAR BEZERRIL FONTENELE casado com MARIETA BEZERRIL FONTENELE. Nasceu em Viçosa do Ceará, à Praça Clóvis Bevilaqua, ás 1:30h da tarde de um Domingo de 14 de junho de 1908. Batizou-se a 25 do dito ano pelo Pe. José Ferreira da Ponte. Seus padrinhos foram José Joaquim Fontenele Sobrinho e sua filha Raimunda Fontenele. Foi registrado no Cartório Civil no Livro nº 3, folhas 6, sob o nº 6 e testemunhas Valdivino Elias de Alencar e Crispiniano Fontenele.
10. EDNIR BEZERRIL FONTENELE, nasceu a 16 de maio de 1915, às 2 horas da tarde de Domingo. batizou-se a 29 de novembro de 1915 pelo Pe. José Carneiro da Cunha e foram seus padrinhos Dr. Antônio da Cunha Fontenele e sua esposa Maria Barreira Fontenele, representada por Valdivino Elias de Alencar e sua esposa Da. Adriana Maria da Conceição. Foi registrado no livro nº 3, folhas 64, verso sob nº 26, testemunhas Martiniano Fontenele e João Porfírio Magalhães. Foi cirurgião-dentista e faleceu no dia 12 de julho de 1983.
11. EDMAR BEERRIL FONTENELE, nasceu a 12 de agosto de 1918, na casa sito à Praça Clóvis Bevilaqua, às 2 horas da manhã, segunda-feira. Foi batizado pelo Pe. José Carneiro da Cunha a 21 de janeiro de 1919. Foram seus padrinhos seus irmãos Edmundo Bezerril Fontenele e Odete Bezerril Fontenele. Foi registrado no Cartório Civil, livro nº 3, folhas 124, sob nº 26 e foram testemunhas Deocleciano Fontenele Pacheco e Francisco Fontenele. Foi Contabilista e alto funcionário do Banco Real SA, Agência de Fortaleza/CE.
FALECEU ANTIGO FAZENDEIRO:
“Na cidade de Viçosa do Ceará, onde residiu há mais de meio século, sendo ali estimadíssimo nelas suas qualidades de espírito e coração, faleceu anteontem, o senhor João Fontenelle, um dos maiores fazendeiros daquela localidade. O Sr. João Fontenelle que morreu aos 91 anos de idade, era pai do Almirante Eduardo Bezerril Fontenelle, diretor geral da Diretoria de Intendência da Marinha.” A NOITE/RJ, 1956, EDIÇÃO 15.342, PÁG. 6 – 18/06/1956).
FONTES:
BARRETO, VIÇOSA DO CEARÁ SOB UM OLHAR HISTÓRICO, 2012, Pág. 194 a 199.
A RAZÃO, 1937, N. 324, Pág. 8.