DR. JÚLIO DE SIQUEIRA CARVALHO

TEXTO

CATEGORIA

TRAJETÓRIA DE DR. JÚLIO DE SIQUEIRA CARVALHO: EDUCAÇÃO, DIREITO E JUSTIÇA:

DR. JÚLIO DE SIQUEIRA CARVALHO, nasceu em Viçosa do Ceará a 8 de Janeiro de 1896, 16º filo (caçula) do Cel. Joaquim Ferreira de Carvalho e de sua Exma. esposa, dona Raimunda Siqueira Carvalho. 

Aos 12 anos de idade matriculou-se no Instituto Lívio Barreto, onde distinguiu-se pelo seu exemplar comportamento.  Dois anos após, veio para Fortaleza, em companhia do Desembargador Cláudio Idelburque Carneiro Leal, seu padrinho, internando-se no Colégio Nogueira, onde terminou com brilhantismo o Curso de Humanidades.

Matriculou-se na Faculdade de Direito do Ceará e sempre se destacando por suas qualidades pessoais, pela conceituada Escola Jurídica se bacharelou em direito, no ano de 1918, logo depois sendo nomeado Promotor de Justiça de Viçosa.

Contraiu núpcias no Rio de Janeiro em 7 de agosto de 1929, com dona Cecy de Sousa Carvalho, descendente de ilustre e tradicional família de Ipú.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E COMPROMISSO SOCIAL DE UM FILHO ILUSTRE DE VIÇOSA DO CEARÁ:

De espírito magnânimo a todos ajudava, tendo nascido de seu dinamismo diversas empresas no Rio, São Paulo e Fortaleza.

Desde cedo aplicou ao trabalho o princípio de merecimento, a par de possuir um elevado merecimento de justiça social, fato que o tornava idolatrado entre seus liderados.

Embora exercendo com brilho as suas funções naquela cidade, deixara o ministério Público para ingressar no comércio como sócio da firma Souza Carvalho & Cia, de Fortaleza. 

Na nova carreira, o ilustre falecido se impôs de maneira destacada, por sua honradez, probidade, independência e operosidade. Ultimamente achava-se vinculado a importantes e comerciais, como Ferragens Carvalho (Rio e São Paulo), Marcovan (Rio e São Paulo), Ferragens Artex, desta cidade, das quais era chefe.

Foi Serventuário vitalício do Cartório Marítimo na Capital Federal, no qual se aposentou há pouco tempo. Fez parte da Diretoria da Associação Comercial do Rio de Janeiro, tendo sido fundador da Casa J. Torquato, dessa cidade e de grande organização comercial “A EXPOSIÇÃO” de São Paulo.

Figurava-se na diretoria de instituições bancárias no Rio de Janeiro, e fora recentemente distinguido pelo Governo do Estado do Ceará, em sua nomeação para diretor da Fundação Júlio Pinto. Era atualmente vice-presidente do Club dos Diários na cidade do Rio de Janeiro, e tem o seu nome ligado a inúmeras instituições filantrópicas e de assistência social, quer em Fortaleza, quer no Rio de Janeiro, São Paulo e no interior de nosso Estado, como em Sobral, Ipú e em Viçosa, sua terra natal, onde estava mandado construir, para atender a infância e juventude desvalidas dali, o PATRONATO ÂNGELO DE SIQUEIRA PASSOS.

DR. JÚLIO DE SIQUEIRA CARVALHO E A LINHAGEM SOUZA CARVALHO: MEMÓRIA, DESCENDÊNCIA E LEGADO.

Dr. Júlio de Siqueira Carvalho faleceu no dia 1º de Julho de 1954, numa quinta-feira. O passamento de tão ilustre varão, a todos consternou. Ainda é hoje lembrado carinhosamente por todos os que o conheceram, pois sua pessoa está rediviva em todos os campos da atividade humana.

A IDEIA DE SE CONSTRUIR O PATRONATO TENENTE ÂNGELO DE SIQUEIRA PASSOS:

O Dr. Júlio de Siqueira Carvalho considerava o descaso pelo ensino, em sua terra natal, uma autêntica afronta aos gloriosos Clóvis Bevilaqua e Tibúrcio, ilustres de Viçosa.

Acreditava  na iniciativa privada tendo sido um batalhador nos órgãos de classe, da necessidade de seus companheiros fundaram instituições idênticas e que sonhara para a sua terra natal.

Desejava acompanhar e que estava acontecendo nos grandes países, onde as fundações particulares têm preponderância sobre as de responsabilidade do poder público.

Ao desaparecer  Dr. Júlio de Siqueira Carvalho, viçosenses como José Siqueira e Francisco Caldas empunharam a bandeira desfraldada por Dr. Júlio de Siqueira Carvalho: Educação e Bem-Estar para os conterrâneos.

Estes tiveram o apoio de seu filho. o Dr. Maurício de Siqueira Carvalho. José Firmino Siqueira doou o terreno. Francisco Caldas da Silveira arregaçou as mangas, tomou a si a concretização da obra.

O Dr. Júlio de Siqueira Carvalho tem, no primeiro grande empreendimento da Fundação que tem o seu nome, um símbolo do grande amor que dedicou à sua querida Viçosa para o que jamais lhe faltou o carinho apoio de sua amabilíssima esposa, dona Cecy de Souza Carvalho.

CONVITE para inauguração do Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos:

“A Fundação Dr. Júlio de Siqueira Carvalho, tem a insigne honra de convidar V. Excia. e Exma. Família, para com vossas presenças, abrilhantarem as solenidades de inauguração da sede própria do Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos, a serem realizadas nos dias 7 e 8 de janeiro de 1968.”

Programa:

7 de Janeiro de 1968:

17:00 – Lavratura da Escritura de Doação da Sede Própria do Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos, no Cartório Caldas.

8 de Janeiro de 1968:

08:00 – Missa Congratulatória na Capela do Patronato.

08:45 – Inauguração do busto do Dr. Júlio de Siqueira Carvalho.

09:35 – Inauguração da Galeria de Retratos.

10:00 – Bênção do Patronato e visita a todas as dependências.

10:45 – Sessão cívica, a cargo do Patronato.

12:00 – Almoço para autoridades e convidados, no Patronato.

16:00 – Sessão cívica na Câmara Municipal.

17:00 – Desfile a cargo do Patronato.

22:00 – Baile no “Viçosa Tênis Clube”.

Homenagem Honrosa:

Dr. José de Medeiros DelgadoArcebispo Metropolitano.

Dr. Valfrido Teixeira VieiraBispo da Diocese de Sobral.

Pe. Francisco das Chagas MartinsPároco de Viçosa.

Monsenhor Olavo Passos.

Pe. José Furtado Cavalcanti.

Pe. Expedito Silveira Souza.

Responsável Irmã MarillacVisitadora da Prov. Fortaleza.

Irmã LinsSupervisora do Patronato.

Gen. Dilermando Gomes MonteiroCmt. da 10ª R. M.

Cel. Av, Ediivio Caldas SantosCmt. da Base Aérea.

Cel. Murilo Rodrigues de SouzaCmt. 23º B C.

Cel. Paulo StudartCmt CPOR.

Cel. Petrônio V. do Nascimento e SáCmt Colégio Militar.

Cel. Mauro Luiz Corrêa G. dos SantosCmt. da Polícia Militar.

TCel Manoel Theóphilo G. O. NetoCmt. do 10º GO-105 AR.

Cmt Afrânio de Paiva MoreiraCmt. da Es Aprend Mar.

Dr. Plácido Aderaldo CasteloGovernador.

Gen Humberto ElleryVic-Gov.

Dr. Agenor Monte StudartPres Trib Justiça.

Dr. Joaquim Olimpio de S. CarvalhoDesembargador.

Dr. Adauto BezerraPres. Assembleia Leg.

Dr. Raul Barbosa.

Dr. Ubirajara Índio do CearáSec. de Educação.

Dr. José Maria C. de OliveiraInspetor Seccional.

Eônio Fontenele MagalhãesPrefeito Municipal.

Dr. Bernard Meyer FontenelleJuiz Municipal.

Francisco Nogueira dos SantosPres Câmara Municipal.

Homenagem Especial:

Abelardo Ferreira Gomes –

Alfredo Veras Coelho

Antônio Regino Carneiro

Edwar Bezerril Fontenelle

Fávila Ribeiro

Francisco Alfredo Fontenelle

Francisco Carneiro de C. Mapurunga.

Francisco Oliveira Lopes

Francisco Virgílio Filho

Geminiano de Siqueira

Gerardo Pindaíra Pacheco

Haroldo Benevides

João Batista Fontenele

João Quirino Rodrigues

José Alcy Siqueira

José Apolônio de Castro Figueira

J. C. de Alencar Araripe

José Carneiro da Silveira.

José Crispiniano Figueira

José Ferreira Veras

José Parsifal Barroso

Napoleão Fontenele da Silveira

Rubens Alves da Silva

Salústio de Pinho Pessoa

Virgílio Fernandes Távora

Vicente Miranda Filho

Vicente Parente de Paula Pessoa

Sra. Wilson Carneiro.

Irmãs: Ana Maria Terceiro, Helena Duarte e Maria Stela Magalhães.

Superintendentes, gerentes e funcionários do BANCO DE CRÉDITO RURAL DE MINAS GERAIS das agências do NORTE e NORDESTE do BRASIL. Colônia viçosense de Fortaleza Campanha da boa amizade).

Gratidão:

Exmas. Sras.

D. Francisca Cecy de Souza Carvalho

D. Donatila Pessoa de Siqueira

D. Myrian Caldas da Silveira Fontenele

Exms. Srs.

Dr. Maurício de Siqueira Carvalho

Francisco Caldas da Silveira

Custódio Rezende Monteiro de Castro

José Caldas da Silveira

Alfredo Carneiro de Miranda

Tenente Raimundo Silveira Souza

Mons. Francisco Felipe Fontenele.

Reverendas:

Irmã Lins

Irmã Maria Antoinette Bessa

Irmã Maria José Almeida

Irmã Bernadette Fernandes

Mal Eurico Gaspar Dutra, Ministro da Guerra da Governo Vargas, ao se dirigir ao Conselho Nacional de Geografia, por ocasião da campanha encabeçada por Francisco Caldas, a fim de que não fosse mudado o nome de Viçosa: “Faço meu o apelo dos que nasceram no torrão sagrado de Viçosa, de onde veio ao mundo o homem-símbolo da bravura brasileira, General Tibúrcio”.

“O povo de Viçosa agradece às classes armadas pelo retorno da paz e tranquilidade ao seio da família brasileira.”

Quem a dirige:

O Patronato Tenente Ângelo de Siqueira Passos vem funcionando desde 1959.  Daí até 1965 estive sediado em casa particular, quando então passou a funcionar na atual sede  agora concluída. É dirigido pelas filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, sendo a Irmã Lins e Irmã Maria Antoinette as primeiras a aqui chegarem em 17 de fevereiro de 1959.

Como Superiora do Patronato a Irmã Lins não conheceu a palavra deserção., mesmo enfrentado os obstáculos: Instalações precárias, incompreensão para com a grande cruzada de ensino que apenas se esboçava, além de áspero e silencioso trabalho para a construção da sede definitiva do Patronato.

Fundou o Ginásio Nossa Senhora das Graças, a Associação das senhoras de Caridade, sendo o Ginásio o único curso secundário do Muncípio. Secundando-a, a Irmã Antoinette criou a Associção  das Luizas de Marillac e o Dispensário dos Pobres, em resultado excepcionais. 

Transferida para outra circunscrição é lembrada e reverenciada por toda a cidade. Completando o trio das pioneiras filhas de Caridade, que mudaram a face do ensino e da educação pública, na terra de Clóvis Bevilaqua, aparece a Irmã Maria José cujo tirocínio educacional tem produzido os melhores frutos, principalmente no Jardim de Infância.

Cooperaram ou vem cooperando com os sagrados objetivos do Patronato, as irmãs Helena Domingues, Bernadette Fernandes, Maria Tereza Azevedo, Maria Estela Magalhães, Ana Maria Terceiro e Helena Duarte.

A atual geração de Viçosa e as que virão jamais poderão esquecer o sacrifício das Filhas de Caridade.

Era casado com a senhora CECY DE SOUZA CARVALHO e de cujo consórcio tiveram os seguintes filhos:

  1. MADALENA DE CARVALHO casada em primeiras núpcias com Évio Bustamante com que teve filhos e em segundas núpcias com Walter Baere de Araújo, com quem teve quatro filhos:

1.1. Clóvis;

1.2. Paulo;

1.3. Maria de Lourdes

1.4. Maria da Graça de Siqueira Carvalho Baere de Araújo, casada com D. Fernando Diniz Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelbasch, Príncipe de Orleans e Bragança.

1.5. Júlio de Siqueira Carvalho de Baere de Araújo, nasceu em 10 de dezembro de 1954. Iniciou sua carreira em 1978 no Banco BCN S.S. Instituição adquirida em 1997 pelo Banco Bradesco S.A. Passou por todos os escalões da carreira bancária, sendo, em outubro de 1989, eleito Diretor e de maio de 1995 a agosto de 2000. Diretor vicce-presidente Executivo, cargo que ocupa atualmente. É Membro da Mesa Regedora e Diretor Geral da Fundação Bradesco.

1.6. João Walter Tadeu de Siqueira Carvalho Baere de Araújo;

1.7. Francisco Henrique de Siqueira Carvalho Baere de Araújo.

2. MARTA CARVALHO casada com Fernando Romeiro. Teve os seguintes filhos:

2.1. Francisco Eduardo

2.2. José Frederico

2.3. Maria Cláudia

3. MAURÍCIO DE SIQUEIR CARVALHO casado com MARIA AMÉLIA, teve um filha:

3.1. Maria Teresa.

Este ramo da família SOUZA CARVALHO teve origem no Estado do Ceará com o casamento de Cândido José de Souza Carvalho com Francisca Isabel de Souza, em 1860.

Fontes:

 Viçosa do Ceará Sob um olhar histórico, 2012, Pág. 393-394.

Correio da Manhã, Quinta-feira, 1/7/1954, 1º Caderno, Pag. 2.